sábado, 28 de julho de 2012

Conceito de Regionalização

     Sobre o conceito de Regionalização, entende-se a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam um certo número de características que individualizam.

(Conceito retirado de um livro de Geografia da Editora Moderna)

domingo, 22 de julho de 2012

Crescimento Econômico X Desenvolvimento Humano


         
           Pensar que o crescimento econômico é algo totalmente indiferente ao desenvolvimento humano é errado, pois esses são pontos que andam muito interligados.
           A medida que se sabe do crescimento de algum desses pontos, sabemos que o país esta evoluindo de alguma forma, mas do que nos adianta saber que o nosso país esta crescendo de forma elevada em algo e continua estagnado em outro ponto importante. Bem, esta é uma realidade marcante em muitos países, pois muitos deles só se importam em crescer, principalmente, na economia e, em relação à qualidade de vida de sua população continua não se preocupam.  O crescimento econômico de um país é relacionado a algo quantitativo, como por exemplo, aumento de produto, rendimento, investimento, emprego; enquanto que no desenvolvimento humano se trata de algo que só ocorre quando a melhoramento das condições de vida da população em geral, como por exemplo, melhores condições ao nível de saúde, habitação, educação, justiça, garantia e respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais dos cidadãos.
           Desta forma, percebemos a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento humano, pois um depende do outro, à medida que percebemos esta relação iremos batalhar para o melhoramento desta questão.  E desta forma lutaremos para que nossos governantes comecem a se preocupar mais com a qualidade e quantidade dos bens, sendo eles econômicos e sociais; igualmente, e assim iremos alcançar um país mais justo e igual.

  

Unipolaridade X Multipolaridade

             Ainda sobre o assunto, aqui estão destacados pontos importantes:

Ordem Unipolar:

  • Absoluta superioridade bélica estadunidense;
  • Seu poder econômico que concentra 1/4 das riquezas;
  • Influência global se sua moeda, o dólar;
  • A propagação de sua cultura e seu modo de vida, através de músicas, filmes, roupas, língua, alimentação e etc.
Ordem Multipolar:

  • Os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU;
  • O Grupo dos 8 (G-8), que inclui os Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Rússia, e esse devera ser ampliado para G-20, contando com os países emergentes como China, Brasil, índia e outros;
  • A constituição de blocos regionais, que surgiram em decorrência de reformas econômicas impulsionadas pelo processo de globalização, pelo desenvolvimento de comunicações e pela ampliação de trocas comerciais.

Estes são dados obtidos pela internet, que contém a opinião de autores que defendem as duas ideologias.

Unipolaridade X Multipolaridade






         Unipolaridade:



    Falando de uma forma bem sintetizada, Unipolaridade é a "vantagem" econômica que os Estados Unidos exerce por todo o mundo, é caracterizado pela influência de um único país em todo o mundo, expandindo assim toda sua cultura, relações comerciais, atualidade, forma política, parcerias e etc.






   
      Multipolaridade:     



     Já a multipolaridade é quando vários países se reúnem para se tronarem grandes potências, as vários aspectos como economia, política, acordos, culturas e etc. E outro ponto importante são os acordos que são feitos em torno deste ideal que estes países tem em comum, aqui vão exemplos destes acordos: NAFTA (acordo de livre comércio na America do Norte), o Mercosul, a Alca, entre outros.

Linha do Tempo no Mundo Bipolar:

Linha do Tempo:
1945

 Fim da segunda guerra mundial                  e                          inicio da guerra fria













1947
Formação da Otan ( Organização do Tratado do Atlântico Norte ) e do Pacto de Varsóvia. Também implantaram o plano Marshall e o  Comecon

1949
Alemanha foi dividida em  RDA (Oriental, República Democrática Alemã) e RFA (Ocidental, República Federal da Alemanha) e para concretizar essa separação foi criada a cortina de ferro.













1950
Guerra da Coréia 


                                                                        1959 


                                                    Revolução Cubana



 1961 
                                                      Construção do Muro de Berlim                                                            


1964 - 1973


                                                                      Guerra do Vietnã




1985
Surgimento da Perestroika ( Reconstrução econômica) e Glasnost ( Renovação da vida pública)



1989
Queda do muro de Berlim e fim do socialismo 

Mundo Bipolar


Um excelente  vídeo que mostra o mundo bipolar bem como ele era, super recomendo:

Velha Ordem X Nova Ordem

Explicação simplificada destas ordens geopolíticas:



Velha Ordem Mundial

Este vídeo é para ajudar na melhor compreensão sobre a história do Muro de Berlim:


Velha Ordem Mundial



                                                     O Muro de Berlim








    O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
    A distinta e muito mais longa fronteira interna alemã demarcava a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada "cortina de ferro" entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste.
   Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais tinham evitado as restrições de emigração do Leste e fugiram para a Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.
   Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs, mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase todo da estrutura. A queda do Muro de Berlim, abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

Inglaterra na Velha Ordem Mundial

   
                                                        Inglaterra Unipolar

     Antes da Velha Ordem Mundial a Inglaterra era um país unipolar, pois era a maior potência mundial em relação a industrialização, sendo ate considerada a "Oficina do Mundo" e, essa abastecia os mercador de tido o mundo e neste contexto atingiu o apogeu de sua política industrial e colonialista.



Velha Ordem Mundial

   Falando sobre a Velha Ordem Mundial, não podemos esquecer de fatos que ocorreram que foram de total importância para a humanidade, dentre eles este é um que vale ressaltar os benefícios que ele nos trouxe.
                                  A Corrida Espacial

       Corrida espacial foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos (EUA) pela supremacia na exploração e tecnologia espacial. Entre 1957 e 1975, a rivalidade entre as duas superpotências durante a Guerra Fria focou-se em atingir pioneirismos na exploração do espaço, que eram vistos como necessários para a segurança nacional e símbolos da superioridade tecnológica e ideológica de cada país. A corrida espacial envolveu esforços pioneiros no lançamento de satélites artificiais, vôo espacial humano sub-orbital e orbital em torno da Terra e viagens tripuladas à Lua. A competição efetivamente começou com o lançamento do satélite artificial soviético Sputnik 1 em 4 de outubro de 1957 e concluiu-se com o projeto cooperativo Apollo-Soyuz em julho de 1975. O Projeto de Teste Apollo-Soyuz passou então a simbolizar uma flexibilização parcial das relações tensas entre a URSS e os EUA.
    A corrida espacial teve suas origens na corrida armamentista que ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos capturaram a tecnologia e especialistas de foguetes avançados alemães.
   A corrida espacial provocou um aumento sem precedentes nos gastos com educação e pesquisa pura, o que acelerou os avanços científicos e levou a tecnologias benéficas para a população. Algumas sondas e missões famosas incluem Sputnik 1, Explorer 1, Vostok 1, Mariner 2, Ranger 7, Luna 9.

A Velha Ordem Mundial


                                    

 
       O termo velha ordem mundial esta associado ao período chamado de Guerra Fria. Esta fase da história compreende ao episódio em que o mundo tronou-se bipolar.
       O inicio dessa fase vem junto às decisões tomadas na conferência de Potsdam, quando no fim da Segunda Guerra Mundial a Alemanha foi dividida em quatro zonas de influência pela União Soviética, os Estados Unidos, a Inglaterra e a França, os então ganhadores da Guerra, Berlim também foi dividida deixando o leste para a Rússia e o oeste para a Inglaterra, França e os Estados Unidos. Esta conferência foi o primórdio do modelo bipolar do mundo, pois as grandes potências que lideravam o mundo tinham ideias totalmente diferentes, sendo a União Soviética socialista e os Estados Unidos capitalista. Estes países queriam não apenas mostrar e praticar seus ideais não só na Alemanha mais também para toda a Europa, e consequentemente o mundo. 

Geopolítica


                                     
           A geopolítica é a disciplina que busca entender as relações recíprocas entre o poder político nacional e o espaço geográfico. Ela tem duas finalidades:
 1. Orientar a situação dos governos no cenário mundial;
 2. Permitir uma análise mais precisa das relações mundiais.
      Desta forma a geopolítica busca a compreender e definir qual é ou quais são as grandes potências e suas áreas de influência em determinado momento histórico, quais são as disputas ou conflitos que ocorrem nos âmbitos político, militar, ideológico, econômico etc.


Globalização no nosso dia-a-dia


     Como percebemos a globalização no nosso dia-a-dia?!


             ·         Quando consumo diversos tipos de coisas como: alimentação, vestimenta, objetos;
  • ·         Quando compro um eletrodoméstico ou eletroeletrônico e o seu manual vem todo em inglês;

·         Quando eu dirijo o um carro que foi fabricado em outro país;
·         Quando eu uso uma roupa que foi produzida em outro país;
·         Quando eu saio pra jantar em um restaurante de comida estrangeira;
·         Quando a maioria dos produtos que eu uso são de outros países;
·         Quando meus artistas favoritos são de outros países.

Enfim, a globalização esta presente em quase tudo.

Globalização ou Alienação?!


Globalização ou Alienação?


Vivemos todos debaixo do mesmo céu,
Mas o que isso significa?
Temos todos os mesmo ideais?
Não, não somos robôs.
Nações diferentes, histórias diferentes
Mas todos baseados nas mesmas mentes.

Alienados pela televisão,
Possuídos pela propaganda.
Isso é mesmo globalização?

Autenticidade, que significado isso tem?
Ideias compartilhadas, ideias de ninguém.
A criatividade que poucos possuem,
Um bem que poucos têm.

Um mundo tão perverso,
Genial e perigoso.
Não deveria ser esse lugar
Acolhedor e maravilhoso?

Mentes crueis no auge do poder.
Algo tão perceptível,
Que só os bons conseguem ver.

Como é sentir nada?
Sentimentos copiados de uma página da internet
Sentimentos inspirados em alguém desconhecido.
Estranhos hoje em dia,
Te interpretam bem melhor
Que até mesmo seu melhor amigo.

E no final, quem somos nós?
Cópias modificadas do que a imprensa nos impõe?
Talvez sim, talvez não.
O que somos nós então?

Autenticidade, criatividade.
Sim, todos têm essa capacidade.
Mas o que nos impede de expor?
Vergonha, receio,
Tão presentes em nosso meio.

Sejamos maiores do que somos;
Sejamos tudo que podemos ser;
Sejamos nossa própria inspiração;
Sejamos o melhor de nós,
Seguindo nosso próprio coração.

Poema retirado da internet dos alunos do 9 º anos do Colégio Estadual de Dois Vizinhos

sábado, 14 de julho de 2012

Globalização (Wikipédia)


                  Globalização
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

      A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.